Roteiros

FORTALEZA

Atrações não faltam na capital cearense. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer. A 11 quilômetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia – as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

 

Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda – a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta. No quesito cultura, vale conferir a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares; ou simplesmente, apreciar a moderna arquitetura da construção.

 

Melhor época para visitar

A melhor época é entre os meses de julho e dezembro, quando o sol é garantido, assim como os ventos. O período de chuvas vai de janeiro a junho, sendo que a probabilidade é maior entre março e maio.

 

O que fazer em fortaleza

Para curtir tudo o que Fortaleza e arredores têm a oferecer é preciso muito pique! Além da intensa programação noturna todos os dias da semana, tem ainda as praias afastadas que exigem disposição para viagens mais longas.

A vida noturna de Fortaleza é tão famosa quanto suas praias e cada dia da semana tem uma programação específica. E o agito começa logo na segunda-feira, com o Forró do Pirata. Antes de se esbaldar no arrasta-pé, dê uma circulada pelo corredor de bares do Centro Antigo e do Dragão do Mar.

Assim sendo, nada como preparar um roteiro para não deixar nada de fora: das encantadoras dunas e falésias das costas Leste e Oeste ao pôr do sol em Iracema, onde está também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais badalado espaço cultural da cidade.

Não perca o burburinho das barracas da praia do Futuro, os brinquedos radicais do Beach Park e a arquitetura deslumbrante do Theatro José de Alencar.

As barracas da praia do Futuro não ficam para trás. Às quintas, os shows de humor agitam a orla e vêm acompanhados de caranguejada em todas as barracas – destaque para a do Chico do Caranguejo. Na sexta, o movimento de jovens é grande na Rua dos Tabajaras (onde funciona o descolado bar Mambembe), em Iracema, lembrando o bairro da Lapa, do Rio de Janeiro. Fique atento às programações e divirta-se!

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte… A programação trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda o Museu da Cultura Cearense, um museu com obras de arte popular; o Museu de Arte Contemporânea e o Planetário.

 

Praia do Futuro

Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital,com direito a areias fofas e claras, ondas fortes e dunas. Limpa e bonita, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional. As mais conhecidas são as do Chico do Caranguejo, Itapariká (com boa estrutura para crianças e procurada pelas famílias) e Crocobeach (com piscina, sauna, lan house e até salão de beleza). As mais charmosas são a Vojnilô Praia e a Guarderia Brasil. Querendo sossego, siga para a barraca do hotel Vila Galé. Nas noites de quinta-feira acontecem as famosas caranguejadas da praia Praia do Futuro, além de shows de forró e humor. Fica a 11 quilômetros do Centro.

 

Iracema

Em Iracema, o calçadão está sempre cheio de gente correndo, caminhando ou apenas contemplando o mar de ondas fortes. A grande quantidade de bares e de restaurantes garante burburinho dia e noite, mas é à tardinha que o movimento aumenta, principalmente na Ponte Metálica (ou dos Ingleses), uma plataforma que avança mar adentro e local perfeito para se despedir do sol.

 

Theatro José de Alencar

Apreciar a fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita. O tour monitorado apresenta o interior do espaço – que manteve características da belle époque nos desenhos que enfeitam as frisas, os camarotes e as escadarias – além do jardim projetado por Burle Marx.

 

Beach Park

O parque aquático fica na beira da praia de Porto das Dunas (30 km), com atrações para a família inteira – de refrescantes chafarizes a tobogãs com altura de um prédio de 14 andares. São 16 atrações entre piscinas de ondas, toboáguas e corredeiras, além de saunas, espalhados por uma área de 35 mil metros quadrados. O parque fecha alguns dias na baixa temporada.

Localizada do lado de fora do parque aquático, a Vila Azul do Mar vila é um boulevard aberto ao público onde funcionam restaurantes, bares, sorveterias, espaço kids, lojas de artesanato e de produtos exclusivos do parque… A vila funciona das 10h às 22h e a programação é intensa, com apresentações musicais, de dança…

 

Passear de veleiro pela orla

Há duas saídas, às 10h e às 16h – o mais indicado é o da tarde, por conta de dois espetáculos: o pôr do sol e o acender das luzes da cidade. O tour dura duas horas e inclui parada para mergulho. As embarcações partem da Associação dos Veleiros, em Meireles, e navegam pelas praias Mansa, Meireles e Iracema.

 

Esportes náuticos

O vento constante que invade as praias amplas e com poucos recifes faz do litoral cearense point perfeito para a prática de esportes náuticos e radicais. O surf reúne adeptos nas praias da costa Leste, como Farol, Porto das Dunas, Prainha e Fontes. Já o litoral Leste atrai os fãs do windsurf e do kitesurf, que tomam conta da praia do Futuro, de Cumbuco e de Jericoacoara.

Atendimento das 09:00 as 18:00